Projetos Elétricos
Transforme seu projeto elétrico em uma obra-prima da inovação e segurança – porque cada detalhe conta quando o futuro está em jogo.
Na SG Lux, oferecemos serviços de engenharia elétrica com qualidade e excelência, atendendo às necessidades dos nossos clientes com soluções inovadoras e eficientes.
+ 150
Clientes satisfeitos
9 anos de
Qualidade garantida
Nossos Projetos
O projeto considera normas técnicas e calcula a carga elétrica necessária para atender a todos os dispositivos e sistemas da residência.
Clique no link e saiba mais.
Estudo que define a quantidade e a distribuição de luz em um ambiente, considerando a forma como ela será usada.
Abrange a escolha do ponto de entrada, dimensionamento de cabos, proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos, e integração com o sistema elétrico interno.
Distribuição de energia, posicionamento de circuitos, tomadas, iluminação e sistemas de segurança conforme normas da ABNT.
O projeto visa assegurar a segurança, eficiência e confiabilidade da distribuição de energia, atendendo a normas e regulamentações.
O projeto deve seguir as normas técnicas da ABNT e normas internacionais, e atender aos requisitos e periculosidade das instalações elétricas.
Inclui a definição de circuitos de energia, equipamentos eletrônicos, e sistemas de segurança, garantindo eficiência e segurança.
Para solicitar a remoção de um poste, é necessário apresentar uma justificativa que demonstre a necessidade da medida.
Análise da demanda de carga, definição de pontos de entrega, escolha de materiais e equipamentos, percurso dos cabos e acessórios necessários.
O Projeto que define como a energia será distribuída para os equipamentos, além de incluir dispositivos de proteção e automação.
Análise, definição de materiais e a disposição dos componentes, visando a máxima eficiência e conformidade com as normas.
Redução dos custos de energia a longo prazo, Contribuição para a preservação do meio ambiente, Imagem corporativa sustentável.
Projeto Elétrico Residencial
É preciso seguir uma linha lógica de etapas para elaborar o projeto elétrico. Essa sequência de processos e etapas não é obrigatória, mas pode economizar o tempo de realização do projeto e/ou minimizar erros. Veja a sequência que indicamos a seguir:
Análise da Arquitetura
Requerimentos do Projeto
Separação dos Circuitos Elétricos
Inserção da Simbologia nos pontos de Tomada e Iluminação
Localização do Padrão ou Medidor de Energia
Localização do QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos)
Representação da Instalação sobre a Planta Arquitetônica
Previsão da Carga
Quadro de Carga e Dimensionamento
Diagrama Unifilar dos Circuitos
Dimensionamento de Eletrodutos
Legenda dos Símbolos Usados
Listagem dos Materiais Elétricos
Elementos e Memorial Descritivo Projeto Elétrico
Transformando sonhos em segurança e eficiência no lar!
Projeto Elétrico Predial
Um projeto elétrico predial consiste em realizar uma análise criteriosa para eliminar todos os possíveis riscos que uma instalação elétrica possa ter. Assim, o projeto elétrico predial é fundamental para trazer ao empreendimento ou edificação o necessário para o funcionamento da parte elétrica sem colocar em perigo a estrutura do local e de seus frequentadores.
Um bom projeto elétrico predial deve atender não apenas às normas e especificações que esse tipo de trabalho exige, mas também às particularidades de cada planejamento. Além disso, um projeto elétrico predial leva em consideração a durabilidade e a segurança da instalação, bem como o conforto de seus clientes.
Também fazem parte de um projeto elétrico questões prediais como quadros e cabines de energia, SPDA, rede de aterramento, tensão da energia que alimentará ou local, entre outros pontos que juntos definem um projeto bem executado.
Mas, para que todas essas questões atendidas sejam de maneira segura e eficiente, é preciso que o projeto elétrico predial seja feito e executado por uma empresa especializada, composta por profissionais de nível técnico e engenharia elétrica devidamente credenciados e aptos para a execução desses serviços.
Energia que conecta segurança e inovação em cada andar!
Projeto Luminotécnico
Assim como o projeto arquitetônico ou o projeto elétrico, que muita gente está acostumada, o projeto luminotécnico é, em termos básicos, uma planta da casa ou do espaço comercial com detalhamentos sobre todo o sistema de iluminação que será implantado por ali. Nele, podem ser encontradas informações como:
local de instalação das lâmpadas;
distância ideal entre cada uma das lâmpadas, das paredes e de móveis;
especificações sobre cada tipo de iluminação incluído no projeto;
lista com o tipo e quantidade de cada lâmpada necessária no projeto.
Com todos esses pontos levantados, o projeto luminotécnico serve para garantir a melhor iluminação em cada um dos ambientes, levando em consideração suas particularidades e as necessidades de uso de cada um. O espaço do home office, por exemplo, precisa de uma iluminação que contribua com a concentração e permita um bom ambiente de trabalho, enquanto, por outro lado, a sala e o quarto são espaços para relaxar, que não podem ter luzes muito claras e frias.
"Ilumine seu espaço, transforme sua experiência!"
Projeto Fotovoltaico
A energia gerada é através do sol (radiação solar). Para que seja possível captar a energia, painéis fotovoltaicos são instalados sob o telhado ou a cobertura da edificação, eles por sua vez captam a radiação e em contato com as células dos painéis fotovoltaicos, temos a geração de uma corrente contínua. Junto às células dos painéis fotovoltaicos, temos o inversor de corrente, que altera para corrente alternada, tensão 127/220V ou até 380V.
A partir daí, são feitas as conexões com a rede interna do local, onde o sistema injeta a energia produzida, sendo uma nova fonte de energia a abastecer o empreendimento em paralelo com a conexão da concessionária local.
Transforme a luz do sol em energia e seu futuro em possibilidades!
Projeto de Para-raios/SPDA
O objetivo do projeto de raio é evitar ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas na estrutura de uma edificação, equipamentos, sistemas instalados e, principalmente, nas pessoas. O projeto de para raio atua de uma maneira em que a descarga atmosférica entre ou saia do solo sem se conduza através dos componentes condutores de uma estrutura ou de seus ocupantes, evitando assim danos e acidentes.
O Brasil é um dos países mais atingidos por raios no mundo, tal fato mostra a necessidade de um projeto de para raio, a ponto de ser uma exigência para a concessão do AVCB, devendo seguir as devidas especificações técnicas ditadas na Norma NBR 5419, emitida pela ABNT.
MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO E VANTAGENS DO PROJETO DE PARA RAIO
Um projeto de para raio pode ser dimensionado corretamente de duas maneiras:
o método Franklin consiste no ângulo de proteção, através de uma pressa no topo da edificação que possui um captor cujo ângulo de proteção é calculando de acordo com o nível de proteção, existindo limitações em relação à altura da edificação;
a Gaiola de Faraday consiste no envolvimento da estrutura em uma malha de captores e cabos de descida que são especialmente aterrados e espalhados por toda a estrutura, tal método é utilizado em edificações de grandes áreas.
Independentemente da tática, o projeto de para raio possui diversas vantagens para os proprietários das edificações. O projeto para reduzir o risco de incêndios, queima de aparelhos ou choques elétricos, possui uma fácil manutenção, auxilia na instalação do sistema, evitando erros, e diversas outras vantagens.
Proteção que transforma tempestades em segurança!
Projeto Elétrico Para Embarcações
Energia Solar
Cada vez mais pessoas aproveitam as vantagens de se dispor de uma instalação solar autônoma nas suas embarcações, já que podem obter a comodidade de ter uma fonte de eletricidade limpa e renovável em qualquer local, sem que tenham de recorrer a ruidosos geradores.
Agora, com a autonomia solar, já é possível navegar com mais autonomia ou autonomia completa, fazer viagens mais longas sem que tenha de se preocupar com a disponibilidade de eletricidade.
Esquema Elétrico AC e DC.
Na energia para embarcação, as correntes elétricas CC e CA funcionam por meio do inversor. A corrente contínua é gerada pelos bancos de baterias, sendo convertida pelo inversor em corrente alternada, com a função de alimentar os aparelhos elétricos utilizados em sua rotina.
Enquanto dentro das baterias há geração de corrente contínua (CC), nas tomadas são produzidas correntes alternadas (CA), de acordo com o padrão de energia elétrica para as embarcações. Portanto, o inversor é fundamental para a transformação de corrente contínua em alternada, garantindo a segurança do sistema elétrico e medindo a energia produzida pelos bancos de baterias.
Trabalhamos com a norma americana ABYC
Energia que navega com segurança e inovação nos mares!
Projeto de Padrões de Entrada em Baixa Tensão
Ao solicitar uma nova ligação de Energia Elétrica, ou uma readequação (reforma), é necessário seguir algumas normas técnicas condicionais pelas expectativas de energia, normas da ABNT, Normas Internacionais e Resoluções da ANEEL, além de elaborar o Projeto da Entrada de Energia Elétrica para que este seja previamente acordado pela entrega.
Dentre os padrões de entrada de energia, podemos separar as seguintes categorias:
Baixa Tensão (BT) – O padrão de entrada de energia em baixa tensão é o local onde fica condicionado o medidor de energia elétrica junto com o interruptor de proteção geral das instalações internas do consumidor.
Média Tensão (MT) – Utilizado para grandes consumidores, como por exemplo grandes comércios e indústrias.
A porta que abre caminho para segurança e potência
Projeto de Entrada de Energia em Média Tensão
O projeto elétrico de tensão média deve ser baseado em normas específicas que o mercado exige, por exemplo, a norma NBR 14.039, nas resoluções da ANEEL e nas especificações das técnicas de fornecimento de energia elétrica. Por exemplo, um projeto que será executado e aprovado na capital de São Paulo para a Eletropaulo não será necessariamente aprovado na Elektro, CPFL, COELBA e demais entregas do Brasil, devido às técnicas específicas de cada região. No projeto elétrico de tensão média que será atendido pelas Concessionárias, existe uma extensa lista de requisitos, normas e padrões técnicos e executivos exclusivos para cada operação.
Num projeto elétrico de média tensão devem ser avaliados alguns detalhes, são eles:
Padrão de entrada de energia elétrica (concessionárias);
Projetos Comerciais e Industriais;
Grupo Gerador;
Subestação Primária;
Laudos termográficos das instalações elétricas;
Graduações de relés de proteção;
Tarifação.
Estudos de proteção;
Projeto de energia solar;
Cálculo de curto circuito;
Laudo de Aterramento.
Cabine Primária;
Eficiência Energética;
Projeto predial (centro de medição)
A força vital que energiza e protege toda a instalação!
Projeto Elétrico Para Atmosferas Explosivas
As atmosferas explosivas são formadas por misturas com o ar de substâncias inflamáveis ou combustíveis na forma de gás, vapor, poeira ou fibras, pois as quais, após a ignição, permitem a propagação autossustentada de toda a mistura (explosão). Áreas internas são áreas nas quais uma atmosfera explosiva de gás inflamável ou de poeira combustível está presente ou na qual é provável sua ocorrência, a ponto de requisitos requisitos especiais para as atividades de fabricação, instalação, utilização, inspeção, manutenção, reparo e auditorias de equipamentos elétricos, de instrumentação, de telecomunicações ou mecânicos “Ex”. Podem ser citados como exemplos de instalações industriais que apresentam áreas específicas devido à presença de atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis:
Refinarias de petróleo
Indústrias químicas e petroquímicas (processo de fabricação de tintas, vernizes, plásticos e resinas)
Indústrias farmacêuticas e de cosméticos
Indústrias alcooleiras, alimentícias e de biocombustíveis
Terminais de armazenamento de petróleo e combustível
Navios de carregamento de petróleo do tipo FPSO - Floating Production Storage and Offloading
Plataformas offshore para prospecção, extração e produção de petróleo
Terminais portuários para carregamento e descarregamento de gases e líquidos inflamáveis, soja, açúcar, fertilizantes, trigo ou outros tipos de poeiras combustíveis
Tanques de armazenamento de combustíveis de navios e aviões
Áreas de abastecimento de aviões em aeroportos
Caminhões de transporte de produtos químicos inflamáveis ou gases liquefeitos
Postos de serviço para abastecimento de Gasolina, Diesel, Álcool e GNV
Silos e armazéns para transporte e armazenamento de grãos, farelos, fibras de combustível (algodão, juta, linho, serragem) e poeiras não condutoras: açúcar, soja, trigo, milho, cevada, aveia, cacau, fertilizantes, carvão
As instalações elétricas, de instrumentação, automação, telecomunicações e mecânicas têm por objetivo fazer com que os respectivos equipamentos sejam devidamente especificados, instalados, funcionais, desativados e reparados, ao longo de todo o tempo em que permanecerem instalados nas áreas atuais. Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e instalados especificamente, resultando em um funcionamento correto e seguro para os usuários. A contratação do projeto elétrico contribui também na economia para o usuário, que terá uma lista exata de materiais a comprar, evitando sobras e desperdícios.
A barreira que garante segurança em ambientes de risco!
Projeto de Painéis de Força e Comando
O painel elétrico tem a função de distribuir a energia elétrica através de pontos de consumo de um imóvel, seja ele comercial ou residencial.
No conjunto é possível encontrar interruptores, fusíveis, barramento elétrico, unidades de proteção e outros componentes. Ou seja, ele é um equipamento que obtém energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e assim distribuída por um ou mais circuitos.
Contudo, para realizar essa tarefa, ele deve ser construído seguindo as regulamentações técnicas, tais como a NBR 5410, orientações para instalações elétricas em baixa tensão, e a NR 10, orientações para instalações e serviços em eletricidade.
Dependendo do tipo de painel elétrico, existem outras normas técnicas que devem ser seguidas.
Os painéis são usados para comandar elevador predial, escada rolante, esteira rolante, ponte rolante, bomba d'água em poços artesianos, cisternas e caixas d'água. Além disso, também podem controlar a temperatura em sauna, piscina, forno, balcão frigorífico, ar condicionado e automatizar espaços comerciais, residenciais e industriais.
O painel elétrico é composto por vários acessórios e sistemas, como por exemplo: o de amarração e fixação, o de isolamento, o de proteção, o de identificação e ferramentas de aplicação.
Controle central que garante segurança e eficiência em cada circuito!
Projeto Extensão de Rede Primária e Secundária
As distribuidoras de energia operam linhas de média e baixa tensão, também chamadas de redes primárias e secundárias, respectivamente. As linhas de tensão média possuem uma tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e podem ser facilmente vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, sendo compostas geralmente por três cabos aéreos, sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.
Por outro lado as redes de baixa tensão, possuem uma tensão que pode variar entre 110 e 440V dependendo da região, elas são instaladas nos mesmos postes de concreto que sustentam as redes de média tensão, localizadas a uma altura inferior.
Conexão que leva energia a novos horizontes!
Projeto E Pedido de Remoção de Poste
A responsabilidade pela remoção de um poste de energia elétrica é da concessionária de serviço público, que deve prestar o serviço de forma segura e eficiente, não quer dizer que o interessado pela remoção do poste não tenha despesas.
Caso o poste esteja lá antes de o interessado pedir a remoção do poste de lugar, o deslocamento de poste de energia elétrica é de responsabilidade exclusiva do interessado, que deve arcar com os custos.
Por outro lado, caso o poste tenha vindo depois, como exemplo, a concessionária instalou o poste em frente a garagem do interessado, a concessionária deve fazer o deslocamento do poste de forma gratuita para o interessado pela remoção do poste.
Remover um poste é liberar o caminho para novas possibilidades!
Atendimento
Atendemos toda a Baixada Santista, grande São Paulo e ABC! Para demais regiões, entre em contato.
Address
Rua Cardeal, 41, Jardim dos Pássaros - Guarujá/SP
Hours
Seg a Sex 08:00 ás 18:00
Inovação
Soluções completas em engenharia elétrica para você.
sglux@sgluxengenharia.com.br
(13) 99625-0285
Engenheiro Eletricista Sidnei Garcia
Atendemos toda a Baixada Santista.
Para demais localidades entre em contato.
(13) 3358-2057